Quando começar a pensar da aposentadoria?

Categorias Uncategorized

No Brasil, não é popularmente comum o costume de poupar. Essa situação se agrava com os jovens, que possuem dificuldade em realizar um planejamento financeiro a longo prazo. Desta forma, é preciso repensar o comportamento em relação ao dinheiro e evitar que se considere uma reserva somente quando precisar.

Entre os mais novos e já economicamente ativos, há o hábito de guardar dinheiro somente para o consumo a curto prazo. De um modo geral, não estamos familiarizados com o processo de reservar um aporte mensal para o futuro. Na verdade, quem nunca pensou que se sobrou algum valor quer dizer tem a mais para gastar?

 Existe uma enorme falha na educação financeira, que acabou nos deixando acostumados a contar somente com a previdência oficial. Frente a crise que se instalou neste sistema nos últimos anos, é evidente a necessidade de utilizar outros meios para se preparar economicamente.

São muitos os exemplos de quem vive sem nenhum aporte de emergência e mais cedo ou mais tarde, acaba precisando. Por isso, é importante que os jovens de hoje tenham a consciência de que quanto mais cedo começarem a poupar, mais fácil será manter um bom padrão de vida.

A previdência privada pode ser a grande aliada de quem não quer fazer parte dos que dependem somente do INSS. Lembre-se que o tempo de contribuição é importante, por isso, logo nos primeiros anos de vida profissional a pessoa já pode começar a investir na previdência complementar, mesmo que seja com o mínimo aceito pela maioria dos planos.

Além de estar muito bem protegido, seu dinheiro estará rendendo, utilizando o tempo e os juros a seu favor. Se quiser saber mais detalhes sobre planos de previdência privada, fale conosco ou acompanhe mais artigos sobre o tema aqui no blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *