Saiba como ter uma renda garantida além da previdência social

Categorias Uncategorized

Um futuro financeiramente tranquilo é o objetivo de muitos brasileiros, mas para chegar a essa meta é necessário muito planejamento.

Para que a aposentadoria não seja um medo na vida de quem irá contribuir por dezenas de anos e teme não conseguir manter o padrão de vida só com o valor da previdência social, ligada ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a previdência privada é uma ótima alternativa.

A também chamada de previdência complementar é uma aplicação financeira que garante o acúmulo de valores que podem ser resgatados futuramente, geralmente, visando a época em que a pessoa para de trabalhar.

Os fundos de previdência são ofertados por seguradoras. Todo o setor é fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do Governo Federal e possui autonomia em relação ao Regime Geral e Regimes Próprios da Previdência Social.

Como saber o quanto investir?

Quem investe na previdência privada deve estar ciente que é um plano de retorno a longo prazo, usualmente para complementar a renda recebida pelo INSS. É procurada também por trabalhadores autônomos.

A quantia a ser guardada mensalmente é calculada de acordo com o valor (mensal ou total) e com a quantidade de tempo que a pessoa deseja receber, no futuro, a renda acumulada.

O cálculo feito pela seguradora tem como base as estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que indicam a expectativa de vida dos brasileiros e as projeções de taxas de juros para as próximas décadas. Desta forma chega-se a um valor e tempo aproximado de investimento, mas a escolha final é do contratante do plano.

 

Como posso resgatar o montante reservado?

 Finalizando o tempo de investimento previsto no contrato, existem três formas de ter o dinheiro de volta, que até este momento já teve seus rendimentos:

  • Recebimento Integral:

Antes de qualquer coisa, você deve saber que cada plano determina um tempo mínimo para que o depositante possa recolher o dinheiro. Uma das maneiras possíveis de fazer isso é sacar todo dinheiro de uma vez.

Apesar do valor ser acima do recolhido por conta da rentabilidade gerada durante os anos, ainda existe um desconto para a retirada pertinente ao Imposto de Renda.

  • Recebimento Mensal Temporário

Esta opção garantirá que você receba mensalmente uma pensão durante alguns anos. Existe data prevista para início e término desta renda que servirá como um complemento.

Nesta modalidade, em caso de falecimento antes do fim do recebimento total, o benefício é cortado imediatamente.

  • Recebimento Mensal Vitalício

Nesta categoria também é possível receber mensalmente uma quantia fixa a partir de uma data predeterminada até a morte do contratante. A vantagem deste tipo de resgate é que você pode indicar um beneficiário para continuar recebendo o valor mensal, caso não haja indicação o saldo fica com a previdência.

Deseja simular um plano para você? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *